O Que Comeria Jesus... Hoje?




O Que Comeria Jesus... Hoje? (pág. 2)
Bem-estar Animal
Comer carne e afirmar gostar dos animais é como se um canibal expressasse a sua devoção pelos missionários que coloca no caldeirão fervente.
Rev. V. A. Holmes-Gore


Jesus disse que Deus alimenta os pássaros do céu (Mateus 6:26) e não esquece os pardais (Lucas 12:6). Os escritos hebraicos proibiam o abate inumano ou a crueldade para com os animais de carga (Êxodo 23:5; Deuteronómio 22:6-7, 25:4). Contudo, nas sociedades ocidentais, virtualmente todos os alimentos de origem animal são obtidos através da criação intensiva e do massacre de muitos milhões de animais todos os anos. Estes animais são sujeitos a um enorme sofrimento por estarem confinados a espaços sobrelotados e devido ao stress daí resultante, aos ambientes fechados que frustram os seus instintos naturais, a amputações feitas sem qualquer anestesia (tais como o corte dos bicos e das caudas e a castração) e tantos outros procedimentos dolorosos (Dr. Bernard Rollin, Farm Animal Welfare).

O abate aterroriza os animais e causa frequentemente um enorme sofrimento (Gail Eisnitz, Slaughterhouse). Um exemplo da insensibilidade da indústria é os animais demasiado doentes serem dolorosamente arrastados para o matadouro ao invés de serem humanamente eutanasiados. John Byrnes, revelando a típica atitude industrial, escreveu no livro Hog Farm Management (Gestão de uma Exploração Suína): “Esqueçam que o porco é um animal. Tratem-no simplesmente como se fosse uma máquina numa fábrica”.

A caça e a pesca não são melhores. Os peixes são sujeitos a um enorme sofrimento quando apanhados nos anzóis ou nas redes, e os animais caçados têm muitas vezes uma morte lenta em consequência de graves ferimentos.



Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou a nós... é nosso dever protegê-los e promover o seu bem-estar.
Madre Teresa de Calcutá
A Bíblia apoia o vegetarianismo?
A Bíblia apresenta o vegetarianismo como o ideal de Deus, que obedece ao princípio fundamental de que devemos cuidar da Sua Criação. No Éden, Deus viu que era tudo “muito bom”, logo após ter dado aos humanos e aos animais uma dieta vegetariana (Génesis 1:29-31). Várias profecias, tais como Isaías 11:6-9, prevêem o regresso a um mundo vegetariano e que o lobo, o leão, a vaca, o urso, a cobra, e a criança coexistam pacificamente. Os cristãos vegetarianos acreditam que devemos lutar para alcançar o mundo harmonioso que Isaías previu e tentar viver de acordo com a oração que Jesus nos ensinou “venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).


Deus não colocou os animais na Terra para que os usássemos?
Os animais são criaturas de Deus e não propriedade humana, utensílios, recursos ou objectos, mas sim seres preciosos ao olhar de Deus.
Rev. Andrew Linzey


Acreditamos que o “domínio” sobre os animais (Génesis 1:26, 28), nos confere uma tarefa sagrada de guarda, uma vez que de imediato Deus determinou uma dieta vegetariana (Génesis 1:29-30), num mundo que Ele considerou “muito bom” (1:31). O livro do Génesis 2:18-19 relata: “O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” e então Deus criou os animais. Esta passagem evidencia que os animais foram criados como companheiros e ajudantes de Adão, não como seu alimento.

Deus dotou os porcos, as vacas, as ovelhas, e todos os animais de quinta com os seus próprios desejos e necessidades, o que se torna evidente quando é dada a estes animais uma oportunidade de apreciar a vida. Os porcos, por exemplo, são curiosos, sociáveis, e mais inteligentes do que os gatos ou os cães. Conseguem até jogar alguns jogos de computador melhor do que os macacos. De modo similar, as galinhas apreciam a companhia umas das outras e gostam de brincar, limpar-se das poeiras, e esgravatar à procura de comida. Jesus comparou o seu amor para connosco ao amor de uma galinha para com os seus pintainhos (Lucas 13:34).

Por que deu Deus permissão a Noé para comer carne (Génesis 9:2-4)?
Todas as plantas tinham sido destruídas pelo Dilúvio, deixando poucas escolhas a Noé. É importante salientar que esta passagem não ordena que se coma carne, nem tão-pouco diz que comer carne é um ideal de Deus. Estudiosos da Bíblia sugerem que comer carne possa ter sido uma concessão às fraquezas humanas. Na verdade, a violência e a maldade da humanidade foram a causa do Dilúvio (Génesis 6:5, 13). Nos tempos Bíblicos tal como nos dias de hoje, as pessoas são encorajadas a viver de acordo com os mais elevados ideais de Deus. Jesus disse, “Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48; ver também João 14:12).

Deus interessa-se pelos animais?
O livro dos Provérbios 12:10 ensina, “O justo cuida das necessidades do seu gado” e o livro dos Salmos 145:9 recorda-nos que “O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia estende-se a todas as Suas obras.”

A Bíblia descreve repetidamente a preocupação de Deus com os animais (Mateus 10:29, 12:11-12, 18:12-14), proibindo a crueldade (Deuteronómio 22:10, 25:4). Saliente-se que Deus, após o Dilúvio, por cinco vezes fez uma aliança com os animais tal como com os humanos. Todas as criaturas partilham o descanso ao Sábado (Êxodo 20:10; Deuteronómio 5:14). A Bíblia descreve os animais a louvar a Deus (Salmos 148:7-10, 150:6), presentes na eternidade (Isaías 65:25; Apocalipse 5:13), e afirma que Deus os defende (Salmos 36:6; Efésios 1:10; Colossenses 1:20). Animais e humanos procuram em Deus sustento (Salmos 104:27-31, 147:9; Mateus 6:26; Lucas 12:6) e salvamento (Jonas 3:7-9; Romanos 8:18-23).